A rotina de nossa contabilidade e agência de publicidade costuma ser bem agitada, isso, porque buscamos atender todos os nossos clientes da melhor forma possível, entendendo todas as suas necessidades e almejando garantir não somente sua satisfação, mas superá-la cada vez mais. Para isso, focamos nos clientes de forma personalizada, aliás, cada caso é um caso, as pessoas são diferentes, então devem ser atendidas de formas diferentes, aprimorando as características no contato empresa-cliente. Aquela questão do “cliente tem sempre razão”, foi atualizada, agora, além de razão, o cliente exige experiência, dessa forma, as empresas não vendem produtos, elas vendem experiências e estilo de vida. Para quem acompanhou esse processo, conseguiu se manter no mercado, mas as empresas que não atualizaram seu modo de venda e relacionamento com o cliente, acabaram sendo engolidas por suas concorrentes mais estrategistas.
A grande sacada é demonstrar para os clientes que são únicos, é trata-los de forma especial, ressaltar que a empresa lembra de seus consumidores em todas as ocasiões, desde o momento de tomadas de decisão, até nas comemorações. A regra é simples, é só se colocar no lugar de um cliente. Imagine-se frente a um novo estilo de banco, onde, no lugar do gerente que atende um grande grupo de pessoas, o seu gerente é exclusivamente seu, ele entende suas movimentações financeiras, pois acompanha seu longo histórico de entrada e saída na conta, além disso, tem grande liberdade de indicar tipos de cartões que se adaptarão melhor às suas compras, bem como o tipo de conta que deve utilizar e seus investimentos. Para você é mais fácil ter confiança nesse gerente ou naquele que atende vários clientes, resolvendo os problemas de todos, sem dedicar muito tempo a você? Parece bem óbvio! Mas se ainda não ficou claro, vejamos outro exemplo. Que tal um médico particular que tem 20 anos de experiência com você? É melhor do que ser atendido pelo mesmo que já recebeu mais de 30 pessoas no período antes de você e teve acesso a inúmeros casos diferentes? Reflita sobre isso!
O que queremos deixar claro aqui, é que fidelizar um cliente exige mais que atendê-lo bem, é preciso atendê-lo de forma inesquecível, para isso, mostre a ele que você está presente, envie e-mail, mande mensagem, ligue, deixa um brinde ou vá além, use a criatividade e assine em nome da sua empresa. Mas quando dizemos “envie um brinde”, não estamos pedindo para você enviar uma sacola personalizada com a marca da sua empresa, encher de panfleto e cartão de visita junto a uma caneta e fechar com um laço vermelho. Seja inovador! Conheça seu cliente tão bem a ponto de saber dar um presente. Já perceber como é difícil presentear alguém que não conhecemos? Está aí um bom teste para você que quer saber se conhece ou não seus clientes. Separe uma lista com todos eles e tente imaginar um brinde para casa um deles, sem repetir nenhum e tendo a plena certeza de que irão amar. Se você não tiver nenhuma dificuldade ao fazer isso, nós tiramos o chapéu para seu relacionamento com o cliente.
Sabemos que você deve estar se perguntando: “Mas eu com que dinheiro eu faço isso?”. Bem, as grandes empresas sempre separam um capital que será destinado aos investimentos anuais da equipe de marketing, claro que nem todos têm esse departamento para resolver questões como essa. Entretanto, não é um bicho de sete cabeças separar uma pequena parte do lucro do período para destinar a esses fins. “Ah! Mais um custo!”. Nós costumamos chamar ações como essa de INVESTIMENTO. Concorda? Se você pensa como nós, já está na hora de começar a planejar melhor onde vai investir esse lucro, hein?!
Claro que tudo deve ser planejado, então existe data certa para qualquer ação, inclusive para dar presentes. Por esse motivo, separamos aqui, algumas das principais datas propícias para você presentear seus clientes:
- 01 de janeiro – Confraternização Universal
- 25 de fevereiro – Carnaval
- 15 de março – Dia Mundial do Consumidor
- 12 de abril – Páscoa
- 01 de maio – Dia Mundial do Trabalho
- 10 de maio – Dia das Mães
- 12 de junho – Dia dos Namorados
- 15 de setembro – Dia do Cliente
- 31 de outubro – Dia das Bruxas (Halloween)
- 25 de dezembro – Natal
- 31 de dezembro – Reveillon
Parece algo que qualquer um saberia, mas a diferença está em utilizar essas datas de forma estratégica, ou seja, utiliza-las ao seu favor, de forma a separar um brinde e uma mensagem especial a cada um de seus clientes, personalizando o atendimento, garantido a fidelidade e um relacionamento saudável entre você e seu cliente. Tá na dúvida sobre a efetividade dessa simples ação? Faça um teste! Separe um dia para presentear seus clientes e conte para nós o resultado que obteve.
Dúvidas? Você encontra esse material completo na voz de um de nossos profissionais, acesse o canal no Youtube e saiba mais!